Make your own free website on Tripod.com

EXMO. SR. DR. JUIZ PRESIDENTE DA VARA DO TRABALHO DE....................................

 

 

 

.

 

                                                             ......................., brasileira, casada, operária, por seu bastante procurador signatário, conforme instrumento incluso, com escritório profissional na Rua .........., .................., nesta cidade, onde recebe intimações, vem, com o merecido respeito, à presença de Vossa Excelência, propor Reclamatória Trabalhista contra ...................., empresa sediada na Rua ................. nº ...., nesta cidade, expondo:

                                                             1.-           Que foi admitida a serviço da reclamada em data de 25 de março de 1.995, na função genérica de ajudante, percebendo, atualmente, a remuneração de R$....

 

                                                             2.-           Que, no dia 28 de junho do mesmo ano, portanto três meses após o seu ingresso, por determinação da gerência da empregadora, passou a exercer a função qualificada específica de "Operadora I", ficando encarregada e responsável direta pela produção da máquina "Suzer" nº 42, da Seção de Acabamento, sem contudo receber remuneração compatível com a sua nova função.

 

                                                             3.-           Exercendo a função qualificada, com violação ao seu contrato de trabalho, a reclamante foi efetivada nessa função em 1º de julho de 1.996, ou seja, um ano após ter entrado em seu efetivo exercício, tendo direito, pois, à complementação salarial, por exercer uma função específica superior a aquela para a qual fora admitida, mas sem perceber o correspondente salário.

 

                                                             4.-           Efetivada na função antes mencionada, na mesma data em que o foram as demais colegas de sua seção, v.g. MARIA DA GRAÇA, a qual elege sua paradigma, - exercendo idêntica função, com a mesma perfeição técnica, igual produtividade e qualidade do que a mesma, faz jus à equiparação salarial, além da complementação salarial, pelos motivos apontados.

 

                                                             Pretende, pois, com amparo no art. 461 da CLT, que lhe sejam abonados os seguintes direitos:

 

                                                             a) complementação salarial - da função de Ajudante para a de Operadora classe I -, período compreendido entre 4 de julho de 1.994 a 2 de julho de 1.995 e seus reflexos em férias, 13º salário, descansos semanais remunerados e FGTS;

 

                                                             b) equiparação salarial;

 

                                                             c) anotações na CTPS;

 

                                                             d) juros e correção monetária incidindo sobre as parcelas devidas.

 

                                                             e) .................

 

                                                             Em razão do exposto, requer seja a reclamada notificada no endereço de sua sede, para contestar, querendo, a presente ação, sob pena de confissão e revelia, acompanhando-a em todos os seus termos processuais, até final sentença que a julgue procedente, com a sua condenação ao pagamento de tudo quanto se postula.

 

                                                             Indica, como sua paradigma, sua colega Maria da Graça, brasileira, solteira, operária, a qual deverá ser notificada para depor em audiência.

 

                                                             Protesta por todo o gênero de provas e requer a sua produção pelos meios admitidos em direito, como juntada de documentos, perícias, inquirição das testemunhas abaixo arroladas, as quais deverão ser intimadas para serem ouvidas em audiência e depoimento pessoal do representante legal da reclamada, pena de confissão.

 

                                                             Valor da causa:     R$

 

                                                             Nestes termos

 

                                                             Pede deferimento.

 

                                                             Local e data

 

                                                             Assinatura do procurador.